sexta-feira, 19 de março de 2010

Comportamento Lhasa Apso



No passado, propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, o lhasa apso guardava os templos e mosteiros do tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por esta razão o lhasa apso era considerado um animal sagrado.

O nome deriva de lhasa, capital do Tibet, a palavra "apso" significa sentinela que late.
O lhasa apso formou-se através do cruzamento entre o terrier do tibet e o spaniel tibetano.
Pela sua estatura pequena, o seu caráter simpático e beleza física em seguida conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda. no seu país de origem, pelo menos até a anexação à república popular chinesa, vivia nos mosteiros e os exemplares mais bonitos e valiosos, encontravam-se no "potala", o palácio do dalai lama, e nas casas de ministros e outras pessoas de posição. era impossível obter um exemplar por dinheiro; excepcionalmente, como prova de especial benevolência, podia ser presenteado. também na china, na corte imperial, os que chegavam do tibet eram tidos como oferendas tributárias sendo bem aceitos, e contribuíram para formar a raça shih-tsu.
Os exemplares do lhasa apso, naquele país, são considerados como pedras preciosas. o lhasa apso tanto pode ser uma companhia agradável como um guarda eficiente de casas, principalmente de apartamentos onde o espaço é menor. È um cão dócil mas de grande coragem. dotado de ouvido finíssimo, percebe bem os rumores leves e longínquos e dá o alarme com sua característica voz clara e aguda. por esta razão, na língua tibetana é chamado "apso seng kye" isto é o cão sentinela de latido de leão.
E um cão profundamente quieto, calmo, e não é roedor. é capaz de ficar horas e horas deitado perto de seu dono. muito higiênico. Só faz as suas necessidades nos locais apropriados e ensinados. Nunca "suja " o lugar onde come ou dorme. é um cão que gosta muito de carinho, mas também é de temperamento muito independente , de caráter alegre, cheio de segurança, mas prudente e desconfiado com desconhecidos.
A raça foi trazida para o brasil pelo criador Denis Duveen por volta de l966.

5 comentários:

  1. primeira no blog que chique kkkkkkkkkk
    estamos ai para compartilhar ideias...

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um lhasa e legal eu sabe da historia do meu caozinho meu protetor

    ResponderExcluir
  3. amo muito meu cachorrinho e um lhasa e se chama biluzinhu!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um Lhasa de quatro meses e ele é um amorzinho...chama-se Pipo...mto inteligente e bonito!

    ResponderExcluir
  5. ganhei um Lhasa há dois meses.Tem tres anos, foi abandonado em um bairro pobre e achado por uma pessoa que adora animais. Como não podia cria-lo e a nossa poodle havia morrido,ficamos com ele. Agora está lindo. Ele é muito cismado e faz xixi na casa toda

    ResponderExcluir

Páginas