quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Queda de pelos

Gente , a Liz está com uma queda tão grande de pelos que não sei mais o que faço. Estou escovando ela quase todos os dias , mas não está adiantando .
Fuçando no Google , achei essa matéria e achei super interessante , resolvi postar aqui pra vocês já que não sei se apenas eu estou sofrendo . Enquanto isso continuarei tentando descobrir o que parar com a queda .



Hoje vou falar sobre uma situaçao muito comun nesta altura para quem tem gatos!a queda de pêlo....
Uma das principais desvantagens em ter um gato é o trabalho que se tem em tentar tirar o pêlo das roupas, mobília, em suma, por toda a casa. Existem algumas soluções para este problema que lhe permitem largar o aspirador, ou pelo menos dar-lhe algum descanso.
O pêlo dos gatos é um óptimo calmante. Está cientificamente provado que afagar um gato reduz a tensão arterial e alivia o stress. Mas já diz o ditado popular: “Não há bela sem senão...” E o pêlo do gato espalhado por toda a casa é algo que em vez de reduzir o stress pode deixar os donos com os nervos em franja.

Largar Pêlo

O gato necessita de largar pêlo para manter a pelagem saudável. Largar pêlo é nada mais do que substituir o pêlo velho e morto por fios sedosos e fofos. Os gatos tendem a mudar de pêlo duas vezes por ano: uma na Primavera, quando caiem grandes tufos que protegeram o gato do frio do Inverno, e outra no Outono, quando a pelagem se adensa para enfrentar o frio que vai chegar. Assim, a queda de pêlo dos gatos está relacionada com o período de exposição ao sol. No entanto, os gatos que não têm acesso ao exterior tendem a largar menos pêlo, mas durante todo o ano, devido à luz artificial dentro de casa. Os gatos que ainda mantém acesso ao exterior tendem a manter alguma sazonalidade na queda do pêlo.

Escovagem

Todos os gatos têm de ser escovados, à excepção dos gatos sem pêlo. O truque para evitar que o gato espalhe pêlo pela casa está nas escovas. Cada tipo de pêlo tem escovas apropriadas. Os gatos de pêlo curto devem ser penteados com uma luva com dentes de borracha ou escovas macias, enquanto os de pêlo comprido necessitam de escovas com dentes mais rijos para desfazer as riças. Escovar o pêlo do gato é fundamental para a remoção de pêlo morto. Um dos pentes mais eficaz neste sentido é o que apresenta os dentes bastante próximos, semelhantes às escovas para eliminar piolhos. Estas escovas devem ser utilizadas com cuidado e suavemente, uma vez que se apanhar riças, pode arrancar o pêlo do gato.

Banho

O banho é uma outra forma de remover os pêlos mortos do gato e evitar que se espalhem pela casa. Sabendo da aversão que alguns gatos têm à água, pode utilizar uma toalhitas próprias para substituir algumas sessões na banheira. Os gatos são, no entanto, animais muito sensíveis aos produtos artificiais, por isso aconselhe-se com o veterinário antes de comprar um destes produtos.

Alimentação

Uma dieta de boa qualidade própria para manter o pêlo do gato saudável vai permitir que o gato perca menos pêlo. Especialistas afirmam que uma alimentação rica em Omega-3 e Omega-6 contribui para um pêlo sedoso e menos queda. Para poupar o aspirador, pode ter de poupar menos na comida. É claro que os benefícios de uma ração de qualidade não se vêem apenas no pêlo, mas na saúde geral do gato.

Contenção

O pêlo do gato agarra-se aos sítios por onde este passa. Em vez de permitir que o gato descanse por toda a casa, compre uma cama lavável e confortável para o gato e coloque-a no sítio preferido do animal. Desta forma está criar uma concentração de pêlos num só sítio, sendo mais fácil livrar-se deles com uma simples lavagem na máquina.

Protecção

Uma opção em manter a casa limpa é colocar protecções no mobiliário que podem ser facilmente removidas e lavadas. Pode optar por cobrir os sofás e cadeiras nos períodos de maior queda de pêlo. No caso dos gatos de interior, que largam pêlo todo o ano, tem de as manter todos os dias.
Se não gostar de ter o mobiliário coberto, pode optar por rolos aderentes, próprios para retirar os pêlos destas superfícies.


Produtos anti-queda

Vão surgindo cada vez mais no mercado produtos para controlar a queda de pêlos nos gatos. Óleos, sprays, suplementos vitamínicos, champôs, amaciadores, etc. Informe-se junto do veterinário sobre a eficácia destes produtos e quais os mais aconselhados para o pêlo do seu animal.

Problemas de Saúde

Os gatos largam pêlo, mas podem, por questões de saúde intensificar a queda. Se o animal começou a largar quantidades anormais de pêlo deve levá-lo ao veterinário para que possam ser despistados problemas de saúde. Mudanças recentes, barulhos intensos, entre outras situações, podem provocar stress no gato, o que vai provocar uma maior queda de pêlo. Um gato nestas circunstâncias pode também desenvolver problemas de pele.
Em suma, todos os gatos largam pêlo e um apreciador destes animais tem de acabar por aceitar este facto. Contudo existem raças e práticas regulares que reduzem a quantidade de pêlo espalhada pela casa, permitindo ao dono finalmente desfrutar do pêlo sedoso ao afagar o gato.

(fonte-arca de noe)

lambeijossss

4 comentários:

  1. Houvi dizer que cães e gatos trocam de pelos no inverno..beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii,
    viemos agradecer a visita ao nosso blog, o elogio ao Rodolfo e dizer que adoramos o seu blog. já vamos segui-lo.
    um superbeijo
    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa é um problema sério ! O piso da sala é bem claro e tem pelo por tudo quanto é lugar, principalmente pelo preto do Barum, mas a Rutha também solta muito pelo.
    Eu concordo que os pelos se adensam quando chega o frio, mas o frio não é contínuo, assim é só esquentar um pouco que os pelos desnecessários vão caindo.
    Quando a Rutha era novinha não tinha os pelos tão compridos como agora, faz uns 5 anos que ela ficou peludona assim e ela já tem 13 anos ! Outro problema é que com a idade os gatos têm mais dificuldade de manter os pelos limpos, a língua vai perdendo aquelas rugosidades que ajudam na limpeza e começa a formar nós no pelo. Ultimamente tenho que levá-la ao pet shop para tomar banho e fazer tosa higiênica a cada 3 meses.
    Não é o caso da Liz que tem pelos mais curtos. Acho que são essas mudanças de tempo, pelo menos aqui anda fazendo sol e calor. O vet já me falou que a ração influi muito e tive que trocar, não compro ração de supermercado, só no petshop. Preciso colocar os peludos pra trabalhar !!
    Não se preocupe, é normal perder pelo, logo passa.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Já me acostumei tanto aos pêlos pela casa que nem ligo mais, gosto tanto da companhia deles que não me importo!
    Mas é bom conhecer como é o comportamento da pelagem dos animais!
    bj

    ResponderExcluir

Páginas