quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Caloooorrrrrrrrrrrrr

Gentem fala sério!!!!!!! 
Muito quente!!!!!
Derretendo!!!!!

 Esses dias está demais , aqui em Itu/SP chegou a 39graus ontem , eu ainda tenho ar condicionado no  trabalho , mas fiquei morrendo de dó das minhas encrencas...

  Rachei com essas imagens tinha que colocar...rs

Mas agora é sério, pra quem está enfrentando essa onda de calor com os bichinhos pela primeira vez , necessitamos de alguns cuidados e saber nunca é demais né...



"Cachorro-Quente em SP"
Para os cães, "morrer de calor" não é uma força de expressão, mas algo que realmente pode acontecer. Nas últimas semanas, a temperatura em SP, que ultrapassou os 35ºC, levou inúmeros cães, principalmente Sheep Dogs, Poodles e Collies, a pronto-socorros veterinários. Os sintomas do "estresse térmico" eram respiração ofegante, letargia e, às vezes, vômito.
Os cachorros sofrem mais com o calor do que os homens porque não transpiram por meio da pele. A manutenção da temperatura do corpo é feita pelo suor.
calor.jpg (3136 bytes)
"Quanto mais quente, mais ofegante fica a respiração do cachorro", diz o veterinário Marcelo Migliano, da Clínica Faria Lima.

Além da respiração ofegante, o Dog Alemão Romel, 11, tinha parado de comer por causa do calor quando sua dona, a professora Denise Massoco, resolveu levá-lo à clínica veterinária,
"Ele foi medicado, tomou soro e agora só fica deitado dentro de casa em frente ao ventilador", afirma ela.
De acordo com Migliano, a maioria dos casos de cães que vão parar no hospital acontece nos finais de semana. "Geralmente o dono leva o cachorro para passear no Ibirapuera no horário que o sol está muito forte, caminha uma longa distância e o animal nem sempre aguenta", diz o veterinário.
Durante um passeio, aos primeiros sinais de cansaço do cão, como deitar no chão, é melhor oferecer água e esperar o bicho descansar na sombra antes de continuar a caminhada. Segundo o veterinário, um Labrador chegou a morrer este mês de síndrome de exaustão, depois de ter ficado mais de uma hora correndo e brincando embaixo do sol escaldante.
calor.jpg (3136 bytes)
A síndrome da exaustão ocorre quando um animal faz exercício além de sua capacidade física, aliado a um aumento da temperatura do corpo (hipertermia), o que ocasiona uma disfunção cardiorespiratória ou desidratação, que pode matá-lo.

"Prefira passear com o cachorro à noite ou pela manhã nos dias quentes", orienta Migliano. Com a alta temperatura os cachorros também perdem o apetite e procuram ficar em lugares frescos com pisos frios.
Uma esguichada de água para refrescar é uma boa idéia, mas banhos diários não são recomendados. "O excesso de banhos pode tirar a oleosidade natural da pele no animal acarretando problemas dermatológicos", explica Migliano.
calor.jpg (3136 bytes)
O professor de clínica de cães e gatos, Aparecido Antonio Camacho, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da UNESP, afirma que o banho só é indicado quando o cão está sujo. "Para cães de pelo longo, são indicados banhos semanais. Para os de pelo curto, a cada 15 dias".

Não se esqueça se sempre deixar água fresca disponível e cuidar para que seu cão não queime as patas no asfalto quente.

Para os cães de pêlo longo, é recomendável fazer uma tosa de verão (seguindo o padrão da raça), para que o cão não sinta tanto calor.
Uma vez que as pessoas normalmente dão banho com maior frequência nesta época, não terão o problema de o pêlo ficar embolado, não é conveniente deixar que o pelo seque ao vento só porque o dia está quente, pois com o tempo isto irá acarretar em problema de pelagem.
Deixe sempre água fresca para o animal e em local sombreado.
Evite de passear com o animal nos horários de maior calor, mesmo que na praia, pois o asfalto fica muito quente e pode causar queimaduras nas palmilhas palmares e plantares
Fonte: Dog Times

Dicas dadas.
lambeijos



3 comentários:

  1. O calor esta demais mesmo. Todos os gatinhos aqui de casa ficam jogados pelas áreas que tem piso frio ( tipo banheiro e cozinha).
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse calor tá demais, graças a Deus esse fim de semana aqui deu uma boa refrescada. Tenho pena dos animais que estão nas ruas, passam sede com o calor. Aqui em casa a gataiada fica toda esparramada no chão gelado..hehehe

    bjs, Néia

    ResponderExcluir
  3. Eu fico com muita pena também dos meus, meus dobermans,eu costumo dar banho 2x na semana, os bichinhos ficam quentes, a pequena Laika, fica muito tempo no ar condicionado,mas mesmo assim, a mudança de temperatura é perigoso, a bichinha até gripada já ficou, então pra não pegar muita "friagem" coloco uma roupinha.

    ResponderExcluir

Páginas