quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Idade Avançada parte II Gatos ...


Gato Idoso – Comportamento e Doenças


Nenhum ser vivo consegue escapar ao envelhecimento e apesar de os gatos terem várias vidas, isso não os torna mais novos. Segundo o Guinness Book of World Records, o gato que viveu durante mais anos foi Granpa, de 34 anos, que acabou por falecer em 1998. Contudo, a esperança média de vida dos gatos situa-se entre 10 a 15 anos. O que significa que, em média, um gato de 12 anos, cerca de 60 anos "humanos", é um gato idoso.

Os gatos envelhecem da mesma forma que os humanos: o sistema começa a abrandar e algumas complicações podem ocorrer. O processo de envelhecimento varia conforme os indivíduos, uma vez que o grau de perda de vitalidade dos tecidos e as falhas orgânicas não são directamente proporcionais à idade.


Mudanças Comportamentais



Atividade

Os gatos começam a abrandar o ritmo conforme envelhecem. Isto não quer dizer que passem o tempo todo a dormir, mas por vezes tornam-se mais activos durante a noite, dormindo quando os humanos estão acordados, acentuando assim a ideia de que dormem mais. Na verdade, os gatos mais velhos têm sonos mais curtos, uma vez que necessitam de fazer as suas necessidades mais frequentemente.
Devido ao baixo grau de actividade, os gatos idosos não tratam do seu pêlo como costumavam fazer. Para além disto, o pouco uso dado à unhas pode deixá-las demasiado grandes.
A obesidade é também uma preocupação. Na verdade, a obesidade é uma preocupação ao longo de toda a vida do gato, mas visto que nesta altura, o seu grau de actividade é menor, a falta de exercício pode contribuir para uns quilinhos extra.


Visão e Audição

Os olhos e os ouvidos do gato começam a falhar com o envelhecimento. É comum o gato ir perdendo a audição, sendo que muitos animais chegam mesmo a ficar surdos. Em qualquer um dos casos, o animal deve ser levado ao veterinário, uma vez que a maioria dos problemas, embora estejam relacionados como envelhecimento, podem ser resolvidos.
Os gatos com os sentidos diminuídos tornam-se mais receosos, o que pode levar à agressão. A verdade é que o gato com problemas auditivos ou visuais pode-se sentir em perigo mais facilmente, uma vez que não tem a certeza do que é aquela imagem desfocada que está ver ou pode-se ainda assustar com a pessoa que aparecem de repente à sua frente sem fazer um som.


Memória

Lapsos de memória são comuns em gatos mais velhos, devido à diminuição das suas capacidades intelectuais.
Os gatos com falhas de memória por vezes são encontrados a vaguear ou desorientados. A perda da capacidade de usar a caixa das areia é um problema comum, mas complicações fisiológicas não devem ser descartadas.


Pêlo

O pêlo do gato muda de textura ao longo da vida, ficando mais baço e seco, e os fios de pêlo tornam-se mais grossos.


Humor

Tal como as pessoas idosas, os gatos não reagem bem à mudança quando atingem uma certa idade. A capacidade de lidar com o stress também diminui, o que pode desencadear respostas mais agressivas do que o normal. Os gatos tornam-se mais irritáveis e alguns chegam mesmo a bufar e arranhar quando são tocados; outros exigem mais atenção e podem-se tornar ciumentos em relação a outros animais ou crianças.
Juntamente com estas mudanças comportamentais, algumas complicações de saúde podem surgir.


Problemas de Saúde




Artrite

Infelizmente, a artrite é bastante comum nos gatos idosos. Gatos com artrite podem começar a coxear ou apresentarem-se mais rígidos. Esta doença provoca dor aos animais, mas já existem bastantes opções ao nível de medicamentos que conseguem aliviar a dor. Apesar de muitos gatos com artrite não se tornarem demasiado parados, a dor causada pela doença provoca a diminuição do grau de actividade e consequentemente a perda de massa muscular. Estes gatos podem ter dificuldades em aceder às tigelas da comida e água e à caixa das necessidades se o acesso a estas implique um salto ou a subida de escadas. Devido a isto, o gato poderá começar a perder peso e a urinar em sítios impróprios.


Problemas Nutricionais

O peso do gato varia ao longo da vida: alguns tornam-se obesos, outros ficam demasiado magros.
A obesidade é um problema tão grave para os gatos como para os humanos. Se notar que o seu gato está a tornar-se demasiado gordo, fale com o veterinário para que ele o possa aconselhar uma dieta mais adequada.
O gato idoso pode também perder peso, o que pode estar relacionado com várias situações: dentes, doença, perda de apetite, etc. De facto, os gatos idosos devem comer quantidades menores de comida, uma vez que não despendem de tanta energia, contudo, o peso não deverá reduzir significativamente.
Devido à maior dificuldade de absorção de nutrientes dos gatos envelhecidos, estes devem ser alimentados com uma ração de alta qualidade, mas de acordo com a tabela de idade indicada.


Desidratação

A desidratação é um problema nos gatos idosos, geralmente porque, com o tempo, estes deixam de beber água com a mesma frequência. A desidratação faz abrandar a circulação sanguínea e enfraquece o sistema imunitário. Os donos devem, vigiar a quantidade de água ingerida pelo gato diariamente.


Problemas Dentários

O gato com problema dentários geralmente perde o apetite, uma vez que sente dor ao comer. Tártaro, desgaste do esmalte, perda de dentes e úlceras na boca são geralmente os maiores problemas que surgem na boca do gato e são também causadores de mau hálito. Os gatos com uma dentição em más condições podem babar-se ou deixar cair comida enquanto mastigam.


Insuficiência Renal

Os rins são um dos primeiros órgãos a falhar com a idade. Sede excessiva e urina em demasia são alguns dos principais sintomas desta doença. Contudo, estes sintomas não são exclusivos desta doença e o diagnóstico deve ser sempre feito por um veterinário.


Hipertiroidismo

O Hipertiroidismo é causado pela excessiva actividade da glândula da tiróide. Gatos nestas condições por vezes tornam-se muito activos, com um apetite redobrado, seguido da perda de peso e vómitos. Hipertensão e tumores estão por vezes associados a esta condição.


Diabetes

A Diabetes mellitus é a forma mais comum nos gatos. Esta doença apresenta sintomas similares à insuficiência renal e necessita também de acompanhamento veterinário. Injecções de insulina e uma dieta específica são geralmente necessárias.


Tumores

Os tumores podem surgir em qualquer parte do corpo do gato, apesar de as glândulas mamárias, a boca, a pele e as extremidades como os “cotovelos” e os “joelhos” serem as zonas mais sensíveis. Deve procurar zonas inchadas que não desaparecem. Os tumores nem sempre são sinónimos de cancro, mas qualquer alto ou caroço deve ser visto pelo veterinário.


Gato Idoso: Cuidados



Os gatos idosos precisam de uma atenção especial. Tal como os humanos, o processo de envelhecimento acarreta mudanças de comportamentos, ficando também menos resistentes a algumas doenças (ver primeira parte do artigo: Gato Idoso – Comportamento e Doenças). Conhecer estas alterações e lidar com elas da melhor forma ajuda a prolongar a vida do gato e também proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida.



Lidar com mudanças comportamentais

Com a diminuição do grau de actividade, o gato precisa de ser mais estimulado para fazer exercício. Deve evitar que o gato perca massa muscular organizando sessões de brincadeira regulares. Não entre em brincadeiras mais brutas e não tente prolongar demasiado os jogos. Se o seu gato não quer brincar mais, não insista.
Os cuidados com o pêlo vão exigir mais do dono, uma vez que o gato idoso é menos eficiente no tratamento da sua própria pelagem. Assim, a escovagem do pêlo deve ser mais frequente, bem como o corte das unhas.
Se está a planear ter outro animal, é melhor ponderar a sua decisão. Os gatos idosos não gostam de mudanças e podem entrar em stress e reagir agressivamente perante um novo elemento. Note que os gatos idosos são animais mais frágeis e que geralmente não estão dispostos a brincar com gatos mais novos. Para além disso, eles próprios exigem mais atenção e pode não haver tempo suficiente para dois gatos em casa.
Em dias especialmente quentes ou frios, os gatos idosos podem estar mais irritáveis. Os animais mais velhos não têm a mesma capacidade de regulação da temperatura do corpo o que poderá implicar a alteração do local onde está colocada a cama do gato para um sítio mais quente.
Faça uma cama confortável para o gato e coloca-a ao nível do chão.


Lidar com incapacidade

Se o seu gato tem algum problema que o limita de alguma forma, quer seja, problemas auditivos ou visuais quer seja apenas dor, deverá perceber que, provavelmente, o gato encontra-se mais ansioso e sob stress. O stress enfraquece o sistema imunitário e acelera o processo de envelhecimento. Preste atenção ao gato, mas não o force a fazer alguma coisa contra a sua vontade, uma vez que os gatos idosos tendem a ser menos tolerantes e podem responder com mais agressividade. Não faça movimentos bruscos ou demasiado barulho perto dele, deverá sempre aproximar-se dele pela frente, para não o assustar.


Nutrição

Os gatos não apreciam mudanças, por isso mantenha uma rotina fixa na hora da alimentação. Alguns gatos são esquisitos com a comida, mas uma boa maneira de lhes aguçar o apetite é aquecendo levemente a ração. Os gatos idosos necessitam também de rações de alta qualidade, mas em menores quantidade. Existe também a opção de lhe dar ração indicada para gatos idosos.
Retire as tigelas de água e comida de locais elevados e coloque-as no chão. Ponhas mais de uma tigela de água pela casa. Faça o mesmo com as caixas de areia.


Dentes

Se o seu gato tem problemas dentários, moa a comida, para que ele possa mais facilmente ingeri-la. Evite brinquedos duros que lhes possam partir os dentes. Escove os dentes do gato e inspeccione a boca para prevenir o aparecimento de tártaro ou qualquer outro problema dentário.


Veterinário

Os gatos são peritos em esconder as doenças; dependem aliás dessa habilidade para sobreviver em estado selvagem, uma vez que os animais doentes são mais fáceis de caçar. Por isso, não espere por sinais de alarme para levar o seu gato ao veterinário. Faça visitas regulares e mantenha-se alerta para qualquer alteração de comportamento.


Dicas:

Aprenda a fazer massagens ao seu gato e faça-o regularmente. Aproveite esta oportunidade para verificar se há algum alto ou inchaço no seu corpo.
Não negligencie a desparasitação. Os parasita são incómodos e os gatos idosos entram facilmente em stress quando são atacados por pulgas.
Nunca encare os problemas do seu gato idoso como algo “próprio da idade”. Apesar de a idade tornar os gatos menos resistentes, isso não quer dizer que o gato tenha de passar o último período da sua vida com dor. Se notar algo de anormal, leve o seu gato ao veterinário.

Fonte : Arca de Noé

" Cuidem bem dos nossos gatinhos , busquem saber sempre um pouco mais sobre eles , afinal são nossos melhores amigos "

lambeijos

Um comentário:

  1. A Rutha sempre foi muito boazinha, mas ultimamente começou a se irritar facilmente, acho que é pela idade mesmo...
    Estou tão acostumada que a Rutha e a Pink me acordam todos os dias pelo menos 20 minutos antes da hora, que ontem esqueci de ligar o alarme e perdemos a hora...1ª vez em 13 anos que elas não me acordam !!! E a minha filha tinha prova na 1ª aula ! Foi uma correria mas chegamos a tempo...
    Resumindo, elas estão mais preguiçosas e ranzinzas...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir

Páginas